Decisão permite aos clubes realizarem ofertas públicas iniciais, emitir produtos financeiros, como debêntures, e estabelecer fundos de investimento.
Nesta segunda-feira, 21, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) emitiu um comunicado referente à possibilidade de oferta pública de ações por parte dos clubes de futebol que optam pelo formato de Sociedade Anônima de Futebol (SAF) e desejam ingressar no mercado da Bolsa de Valores.
Essa decisão abre caminho para que os clubes tenham a oportunidade de realizar suas ofertas públicas iniciais e emitir produtos financeiros como debêntures, bem como estabelecer fundos de investimento.
Essa iniciativa tem o potencial de desempenhar um papel crucial ao impulsionar e elevar o nível de profissionalismo no mercado do futebol nacional.“É muito positivo que a CVM se pronuncie sobre o tema, uma excelente forma de capitalização para os clubes sem que percam o controle acionário”.
Será uma grande oportunidade para os times brasileiros entrarem nesse tipo de mercado que o mundo todo já explora há mais tempo, inclusive com a possibilidade de inclusão das ações negociadas em índices internacionais, como já existe em outras bolsas de valores.