A origem dessa denominação remonta à década de 1930, inicialmente se referindo à terceira lua cheia dentro de uma estação.
A intrigante Lua Azul, famosa tanto na literatura quanto no cinema, despede-se da ficção para iluminar os céus nesta quarta-feira (30). Este evento celestial, prometendo um espetáculo visual deslumbrante para aqueles que se entregarem a sua contemplação, será visível a olho nu de todos os cantos do planeta.
O SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO ‘LUA AZUL’ :
Apesar do termo sugerir uma coloração azul, a Lua Azul não adquirirá tal tonalidade. Na verdade, conforme esclarece o especialista, “lua azul” é uma designação popular para a segunda lua cheia em um mês.
A origem dessa denominação remonta à década de 1930, inicialmente se referindo à terceira lua cheia dentro de uma estação. Seu significado evoluiu ao longo do tempo, embora a expressão não seja adotada no âmbito científico devido à sua origem incerta.
MELHOR HORA PARA OBSERVAR O EVENTO:
Conforme as orientações de Ednardo, o momento mais propício para testemunhar esse fenômeno será às 17h26, horário de Brasília, quando o satélite natural desponta no horizonte. Caso as condições atmosféricas estejam favoráveis, ou seja, com o céu desprovido de nuvens e neblina, a visualização poderá ser feita sem auxílio de equipamentos.
Se as condições climáticas não colaborarem, os entusiastas poderão acompanhar o espetáculo através de transmissões em canais do YouTube. Um exemplo é o The Virtual Telescope Project, canal gerenciado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, localizado na Itália, que proporciona observações astronômicas em tempo real.
Vale destacar que o fenômeno será visível até a quinta-feira (31). Nesse dia, o momento ideal para apreciar o satélite será às 18h32.
PRÓXIMOS EVENTOS ASTRONÔMICOS EM 2023
23 de setembro: Equinócio de setembro
14 de outubro: Eclipse solar anular
3 de novembro: Júpiter em oposição