Membros do governo espanhol condenaram o comportamento de Luis Rubiales, que beijou a meio-campista Jenni Hermoso na boca durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina, e pediram a sua demissão.
O presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, foi denunciado por violência sexual nesta terça-feira (22), após ter beijado a meio-campista Jenni Hermoso na boca durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina. A denúncia foi inicialmente reportada pelo portal The Objective.
Entenda o Caso:
Durante a premiação da final da Copa do Mundo Feminina, após a vitória da Espanha sobre a Inglaterra por 1 a 0, Luis Rubiales beijou Jenni Hermoso na boca ao entregar a medalha de ouro. O episódio gerou ampla repercussão nas redes sociais, assim como uma transmissão ao vivo em que a jogadora revelou que não gostou da atitude do presidente, apesar de ter lidado com a situação com serenidade.
Membros do governo, como a ministra do Trabalho e Economia Social da Espanha, Yolanda Díaz, e a ministra de Igualdade da Espanha, Irene Montero, condenaram o comportamento de Rubiales e pediram a sua demissão.
Apesar de Rubiales ter alegado que o beijo foi um gesto carinhoso entre amigos, a ministra da Igualdade, Irene Montero, ressaltou que não se deve normalizar tal atitude, afirmando que “um beijo sem consentimento é um ato de violência sexual”. Jenni Hermoso também expressou sua insatisfação com o ocorrido durante a transmissão ao vivo, questionando o que poderia fazer diante da situação.
Rubiales, que já coleciona polêmicas em sua gestão à frente da Federação Espanhola de Futebol, enfrenta agora a denúncia de violência sexual, que se baseia no próprio protocolo da entidade.