Trabalho detectou nas crianças apelidadas de “crescidos com iPad” desafios no desenvolvimento de habilidades motoras e sociais..
A prática comum de entreter bebês com telas de smartphones enquanto os pais estão ocupados pode ter impactos significativos no desenvolvimento das crianças, de acordo com um estudo recente. Crianças de 1 ano expostas a mais de 4 horas de tempo de tela diariamente mostraram atrasos no desenvolvimento de habilidades de comunicação e resolução de problemas aos 2 e 4 anos.
O estudo também identificou que crianças que passavam considerável tempo em frente às telas, apelidadas de “crescidos com iPad”, enfrentaram desafios no desenvolvimento de habilidades motoras e sociais em comparação com aqueles que tiveram menos exposição às telas.
Esses resultados podem ser atribuídos à importância da interação face a face entre pais e filhos durante os primeiros anos de vida. Através dessa interação pessoal, bebês são expostos a uma gama rica de informações, incluindo expressões faciais, linguagem verbal e tom de voz. No entanto, quando substituído pelo uso excessivo de dispositivos eletrônicos, esse contato crucial é perdido.
Os especialistas enfatizam que o desenvolvimento saudável das crianças requer um equilíbrio entre o tempo de tela e a interação pessoal. Embora a tecnologia possa oferecer recursos educacionais e de entretenimento valiosos, é crucial que os pais também priorizem momentos de interação direta com seus filhos para garantir um crescimento saudável em todas as áreas do desenvolvimento.