Menu
Pesquisar
Publicidade

Mundial de Clubes muda formato

Crédito da Imagem: Foto : Group Publishing
Bola de futebol no escanteio

Pela primeira vez na história, o Mundial de Clubes da FIFA contará com 32 equipes e será realizado nos Estados Unidos em junho e julho de 2025. A cidade de Jidá, na Arábia Saudita, sediará todos os jogos do torneio nos estádios Cidade dos Esportes Rei Abdullah e Príncipe Abdullah al-Faisal. Essa decisão foi tomada após a reformulação anunciada pela FIFA em março, que estabeleceu a realização do torneio a cada quatro anos, em vez de anualmente, como ocorre atualmente.

Além do Mundial de Clubes, os Estados Unidos também serão palco da Copa América em 2024. Além disso, o país sediará a Copa do Mundo de 2026, em conjunto com o Canadá e o México.

Gianni Infantino, presidente da FIFA, expressou entusiasmo com o evento: “A Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025 será o ápice do futebol profissional masculino de elite, e os Estados Unidos, com sua infraestrutura adequada e grande interesse local, são o anfitrião ideal para iniciar este novo torneio global. Com alguns dos principais clubes do mundo já qualificados, os torcedores de todos os continentes trarão sua paixão e energia para os Estados Unidos em dois anos, marcando um passo significativo em nossa missão de tornar o futebol verdadeiramente global”.

O critério para a primeira edição do Mundial de Clubes com 32 times é que as equipes campeãs de suas respectivas confederações entre 2021 e 2024 terão classificação automática. Isso garante a participação de equipes como Palmeiras e Flamengo, campeões da Copa Libertadores em 2021 e 2022, respectivamente.

A distribuição das vagas será a seguinte: 12 equipes da Europa, 6 da América do Sul, 4 da Ásia, 4 da África, 4 da América Central, 1 da Oceania e o campeão de um torneio no país-sede, a Arábia Saudita.

Algumas equipes já estão garantidas, como Chelsea, Real Madrid e Manchester City da Europa, Leon, Monterrey e Seattle Sounders da Concacaf, Al-Hilal, Wydad Casablanca e Urawa Red Diamonds da Ásia. O atual formato do Mundial de Clubes, com sete times, continuará a ser realizado neste ano, com a Arábia Saudita como sede e os times já classificados sendo León, Urawa Red Diamonds, Auckland City, Manchester City, Al Ahly e Al Ittihad, juntamente com o representante sul-americano, que será decidido após a final da Copa Libertadores.

*Notícia Publicada por Group Publishing