Menu
Pesquisar
Publicidade

Índice de desemprego chegou a 8,8% da população brasileira, aponta IBGE

Crédito da Imagem: Foto: Group Publishing
Desemprego brasileiro quase chega a 10%

O desemprego é a condição dos indivíduos que se encontram em idade para trabalhar, estão em busca de trabalho, mas não conseguem encontrar uma atividade e, portanto, não possuem fonte de renda. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se apoia em uma definição semelhante, ressaltando um ponto importante: não ter um emprego não é o equivalente a não ter um trabalho. Por essa razão, não se consideram para o cálculo do desemprego estudantes, por exemplo, empreendedores, donas de casa.

O número de desempregados cresceu no País nos primeiros três meses de 2023 se comparado ao quarto trimestre do ano passado. A alta foi registrada em 16 dos 27 Estados, incluindo o Distrito Federal, e atingiu 0,9 ponto percentual. Com a elevação, o índice de desemprego chegou a 8,8% da população brasileira. 

O aumento do desemprego causa mais trabalhos informais, como por exemplo, motoristas de aplicativo, catadores de recicláveis, vendedores e feirantes. Pode até parecer que não tem consequências esses trabalhos, porém você perde seu direito a aposentadoria, ausência de todos direitos trabalhistas, além de não ter carteira assinada.

Em muitos casos, o desemprego não empobrece apenas seu “bolso”, ele acaba com sua mente, causando graves problemas psicológicos. O desemprego aumenta a cada dia e chega ao índice de 9% da sociedade sem trabalho (carteira assinada). Todos merecem uma oportunidade de demonstrar seu trabalho e realizar ele na sociedade, esperamos dos governadores medidas que possam incluir cada vez mais pessoas no mercado de trabalho.

*Notícia Publicada por Group Publishing