Menu
Pesquisar
Publicidade

Entendendo os diferentes sistemas econômicos

Crédito da Imagem: Foto : Group Publishing
Sistemas Econômicos

A economia é algo muito importante para sociedade, devemos sempre estar antenados no que acontece nesse setor. Dentro da economia, existem sistemas econômicos, iremos mostrar os principais sistemas, apresentar suas características e a diferença que existem entre eles.

Sistemas econômicos

Capitalismo

Esse sistema econômico nasceu na Europa durante a transição da idade média para a idade moderna.

Ele se baseia na propriedade privada dos meios de produção e o principal objetivo desse sistema é o lucro e o acumulo de capital. É o sistema mais dominante pelo mundo, a grande maioria dos países adotou esse sistema.

O sistema capitalista prega que o estado deve ter pouca ou nenhuma interferência na economia, em tese, a economia se regularia pela lei da oferta e procura.

É o sistema mais aceito e praticado pelo mundo, entretanto existem diversas criticas a esse modelo, por exemplo, a exploração de classes, onde uma classe minoritária detentora dos meios de produção explora uma classe majoritária que não detém os meios de produção e também a desigualdade social, onde muitos tem pouco e poucos tem muito.

Socialismo

O sistema socialista nasceu durante a revolução industrial, pela classe social dos trabalhadores.

Esse sistema defende a criação de uma sociedade igualitária, ao contrario do capitalismo, onde o foco é o lucro, o foco do socialismo seria o bem-estar social.

Os socialistas desejam um estado forte, e a classe trabalhadora iria deter os meios de produção. Nesse modelo o estado seria responsável por planificar a economia.

Esse sistema não é muito aceito pelo mundo, os críticos justificam que o estado grande é uma premissa para a pratica do autoritarismo, além de a inovação e tecnologia defasadas.

Conclusão

Esses sistemas tem teorias e praticas completamente contrarias, no Brasil, atualmente vivemos em um sistema econômico capitalista, com seus defeitos e suas vantagens, nenhum sistema agradará a todos, devemos sempre estuda-los a fim de nos manter antenados na sociedade como um todo.

*Notícia Publicada por Group Publishing