As escolas estão se transformando gradualmente, hoje, existe uma discussão, aplicar ou não a educação financeira nas escolas? Existe uma grande ala da sociedade favorável a aplicação, porém existe grande rejeição por outra parte da sociedade.
Dialogo Financeiro no Brasil
No Brasil, não temos o costume de falar abertamente sobre temas financeiros, um tabu, pessoas não “gostam” de revelar quanto ganham, não se fala praticamente. Quando um assunto não é falado, consequente não é discutido e isso tem gerado endividamento de grande parcela da sociedade brasileira.
Importância da aplicação da Educação Financeira nas escolas
Embora tenha crescido o assunto, a aplicação da educação financeira nas escolas é perto de zero. Essa pratica é importante para a criação de cidadãos conscientes financeiramente, sabendo economizar, investir e a hora certa para gastar o seu precioso dinheiro.
Isso fará que as crianças/adolescentes consigam tomar decisões financeiras que irão resultar em projetos em curto/médio e longo prazo.
Como conseguir ensinar a Educação Financeira nas escolas?
Em um primeiro momento, as escolas devem ensinar os princípios básicos de cada matéria, sem educação financeira, após o maior entendimento das matérias, aplicar a educação financeiras através dessas mesmas matérias.
Exemplos:
Matemática: Conteúdos dos juros simples e compostos no dia a dia
História: Mudanças de moeda (já ensinado) e processo de inflação
Ciência: Relação entre consumo e meio ambiente
Esses são apenas alguns exemplos, a aplicação de conteúdo sobre a educação financeira é de possível de aplicação em todas as matérias.
Importância da educação financeira
Está claro que aplicar a educação financeira nas escolas seria uma decisão ótima para a sociedade. Diminuiria consideravelmente o endividamento de famílias e indivíduos. Mas a educação financeira não deve ser ensinada somente nas escolas, todos devemos estuda-la para nos mantermos antenados.