Nos últimos anos, a economia mundial tem passado por importantes transformações, impulsionadas por avanços tecnológicos, mudanças no comportamento do consumidor e eventos globais impactantes. Essas mudanças têm gerado desafios e, ao mesmo tempo, criado oportunidades para empresas e governos. Neste artigo, vamos explorar dois aspectos dessa realidade: a digitalização da economia e a pressão por sustentabilidade.
Digitalização da economia impulsiona novos modelos de negócios
A transformação digital tem sido um dos principais motores da economia nos últimos anos. Os avanços tecnológicos têm possibilitado a criação de novos modelos de negócios e a ampliação do alcance de empresas, especialmente no setor de comércio eletrônico. De acordo com dados do relatório “Ecommerce Trends 2021” da BigData Corp, o número de lojas virtuais no Brasil aumentou 48,3% em 2020, impulsionado pela pandemia e o aumento da demanda por compras online.
Essa digitalização tem trazido facilidades para os consumidores, que agora têm acesso a um maior número de produtos e serviços, além de poderem comparar preços e avaliações pela internet. Porém, esse cenário também tem gerado a necessidade de novas habilidades e competências para os trabalhadores, que precisam se adaptar às mudanças tecnológicas e às novas demandas do mercado de trabalho.
Sustentabilidade na pauta: empresas e governos são pressionados a adotar práticas responsáveis
Outro aspecto importante da economia atual é a crescente preocupação com as questões ambientais e sociais. Com eventos como as mudanças climáticas e a pandemia de COVID-19, a sociedade tem se conscientizado cada vez mais sobre a importância da sustentabilidade e da responsabilidade social. Isso tem gerado pressão sobre empresas e governos para que adotem práticas mais responsáveis em suas atividades e decisões.
Um exemplo disso é o crescente interesse por investimentos responsáveis, que levam em consideração critérios ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês). De acordo com a consultoria KPMG, os investimentos ESG cresceram 29% globalmente em 2020, mesmo durante a pandemia. Além disso, governos têm sido cobrados por ações que levem em conta a sustentabilidade, como a implementação de políticas públicas e investimentos em energias renováveis.
Perspectivas futuras e convite para o leitor
Diante desses desenvolvimentos recentes, é possível afirmar que a economia mundial continuará em constante transformação nos próximos anos. Grandes desafios, como a recuperação econômica pós-pandemia e a redução das desigualdades, estão na pauta global e irão demandar ações conjuntas e responsáveis de empresas e governos. Acompanhar essas mudanças e se adaptar a elas será fundamental para o sucesso no mercado.
Não deixe de se inscrever em nossa newsletter e continuar acompanhando nosso site para mais atualizações e análises sobre a economia mundial e seus desdobramentos. Fique por dentro das tendências e desafios que impactam o cenário econômico atual e se prepare para o futuro.