Menu
Pesquisar
Publicidade

Deputados aprovam medidas pela igualdade salarial entre homens e mulheres

Crédito da Imagem: Foto: Group Publishing
Martelo sendo batido a favor da igualdade salarial

A Câmara dos Deputados aprovou na sessão deliberativa desta quinta-feira (4) proposta que institui medidas para tentar garantir a igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens na realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função. Empresas com mais de 100 funcionários terão de fornecer informações que confirmem que a nova regra esteja sendo cumprida

Com 325 votos favoráveis e 36 contrários foi aprovada pela Câmara dos Deputados proposta que cria medidas para tornar obrigatória a igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens na realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função em empresas privadas. O texto foi aprovado na sessão da última quinta-feira (4) e agora segue para análise do Senado.

Conforme a proposta, ato do Poder Executivo definirá protocolo de fiscalização contra a discriminação salarial e remuneratória entre homens e mulheres. Em caso de discriminação por motivo de sexo, raça, etnia, origem ou idade, além das diferenças salariais o empregador deverá pagar multa administrativa equivalente a dez vezes o valor do novo salário devido ao empregado discriminado – será o dobro na reincidência.

O comunicado ainda aponta as outras medidas para que seja atingida a igualdade salarial: disponibilização de canais específicos para denúncias; promoção e implementação de programas de diversidade e inclusão no ambiente de trabalho por meio da capacitação de gestores, lideranças e empregados(as) sobre a temática da equidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, com aferição de resultados; e, por fim, fomento à capacitação e formação de mulheres para ingresso, permanência e ascensão no mercado de trabalho em igualdade de condições com os homens.

*Notícia Publicada por Group Publishing